quarta-feira, 27 de abril de 2011

A midiatica???


Queridos leitores,
Andei reparando em algumas noticias que circulam na mídia... Não sei se vocês também já repararam, mas grande parte das noticias que circulam são negativas. Sim! Elas falam de assassinatos, roubos, seqüestros, estupros e todo tipo de violência que se tem conhecimento. Raros são os momentos em que ligamos a TV, ou que abrimos uma revista qualquer , e eles explanam sobre assuntos agradáveis ou que falam de coisas boas, de atitudes comuns e benéficas de cidadãos comuns.
Avalie: que tipo de noticia você está mais acostumado a ouvir/ler? Uma noticia sobre um homem que dedica sua vida ao voluntariado ou uma noticia de um ladrão que roubou uma lotérica, ou que assaltou uma casa?
Sim, meus caríssimos leitores, vocês tem de admitir que a mídia, de maneira geral, é uma mídia excessivamente pessimista. Afinal, creio que deveriam dar devida importância para fatos corriqueiros, bons, e que acontecem sejam na calmaria de uma cidade do interior, quanto numa cidade metropolitana , uma capital com potencial econômico.
Há pouco tempo, tivemos um exemplo claro de que determinadas atitudes caridosas inspiram a outras atitudes caridosas, como em uma corrente. Observem:Quando ocorreu aquele catástrofe natural na serra fluminense, todos, em primeiro momento, chocaram-se com a fúria da natureza.Depois, a mídia passou a mostrar que algumas pessoas enviaram donativos, e outras ainda mais bem dispostos, puseram-se a ajudar, saíram de suas casas em locais seguros,e foram por suas próprias vidas em risco para socorrer pessoas que elas não conheciam.
Aí, é que está: com a mídia mostrando a ajuda que alguns estavam enviando, cada vez mais pessoas passaram a enviar donativos, cada vez mais pessoas passaram a servir como voluntárias. Ou seja, com uma atitude que a mídia mostrou em dar atenção não só a desgraça que havia ocorrido, mas também atenção ao ato solidário que as pessoas estavam tendo, propiciou, de maneira indireta, mais ajuda aquelas pobres vitimas.
E, se a mídia tem a capacidade de mobilizar a população para um ato de comoção geral, acho que de certa maneira, ela também influencia negativamente. Voltemos a pouco mais de um mês atrás, e vamos nos lembrar do ocorrido no Rio de Janeiro, em Realengo.Aquele episodio, por acaso, meu leitor, não lhe soou familiar?Imagino que sim. Afinal, não faz muito tempo que a mídia relatou sobre fato parecido que ocorreu nos Estados Unidos, onde um jovem invadiu um colégio, matou colegas e depois cometeu suicídio. Será que fatos anteriores, semelhantes em métodos e possíveis causas, poderiam ter influenciado o assassino de Realengo? Deixo que tirem suas próprias conclusões...
Talvez eu esteja errada, e desde já peço desculpas, não quero parecer hipócrita, e tenho consciência dos caminhos incertos que a humanidade anda tomando, porem, penso que se talvez, a mídia, tanto a televisionada quanto a escrita coloca-se em evidencia mais acontecimentos bons, desde os mais fúteis até as mais novas descobertas da ciência em prol da humanidade, e deixasse tanta marginalidade com um pouco menos de importância (não digo, em hipótese alguma, mascarar a verdade ou  omiti-la), mas tratar dela como se ela fosse atos isolados, e não um cotidiano.


 Posto aqui um vídeo que fora comercial de uma marca de refrigerantes há pouco, que eu acho  elucida bem o que acabo de lhes dizer.




Beijos,Naty!

Nenhum comentário:

Postar um comentário